segunda-feira, 9 de março de 2015

Marie Steiner



Marie von Sivers Iakolevna, formação atriz, foi a principal contribuinte de Rudolf Steiner e, em seguida, sua segunda esposa, em 1914. Ela desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da seção alemã da Sociedade Teosófica em primeiro lugar e, em seguida, da Sociedade Antroposófica.

Estudou artes em Paris com grandes professores, retornou a St. Petersburg e estava planejando iniciar uma carreira como atriz, mas acabou por desistir. 

Marie assistiu as palestras de Rudolf Steiner na Biblioteca Teosófica, e muito rapidamente, tornou-se sua colaboradora, a mais importante. A primeira esposa de Steiner, Anna Eunike, morreu em 1911. Marie e Steiner se casaram em 1914.

Muito ativa, participou do pensamento de Steiner em muitas áreas, especialmente os que afetaram o desenvolvimento das artes a partir da visão antroposófica. Com Steiner fundou e dirigiu a Escola Esotérica de 1904-1914. No campo da euritmia, fez  grandes contribuições, tanto nos cursos como na organização. No campo do drama, ensinou arte da fala e dramaturgia, e esteve junto com Steiner e Shure na preparação da encenação dos Dramas de Mistério de Steiner. Ela também se empenhou de forma definitiva junto às publicações de palestras do Steiner.

Após a morte de Steiner em 1925, como beneficiária da herança, ela se dedicou a coletar e organizar a publicação integral de sua obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário