Associação Pedagógica Parsifal



          ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DA PAINEIRA ESCOLA WALDORF


As Escolas Waldorf são escolas livres e são criadas a partir do interesse de um grupo, seja de pais ou de professores. Assim, é fácil perceber que cada escola tem uma história em particular. Embora sendo escolas privadas, elas não pertencem a um dono e nem têm fins lucrativos. No caso da Paineira Escola Waldorf, trata-se de uma associação (Associação Pedagógica Parsifal), cuja característica fundamental é a autogestão.


Sendo a escola um organismo vivo, sem hierarquias instituídas, já que a liberdade e autonomia organizada são condições fundamentais para que a pedagogia Waldorf seja exercida, esta carta tem por objetivo esclarecer os pais sobre a estrutura formal de funcionamento da Paineira Escola Waldorf, de modo a que possam saber quais são as funções e os responsáveis por cada setor e a quem recorrer em caso de necessidade.


Em termos práticos, em relação a assuntos administrativos, os pais podem procurar a secretaria.


Em relação a assuntos pedagógicos, sugerimos que a primeira pessoa a ser procurada seja a professora ou o professor de seu filho. Sentindo necessidade de aprofundar as informações fornecidas pela professora ou pelo professor, os pais podem consultar a Conferência Interna, mediante prévio agendamento de horário, a ser solicitado junto à Secretaria.

A Paineira Escola Waldorf tem hoje a seguinte estrutura formal de funcionamento:

A Associação Pedagógica Parsifal
A mantenedora da Paineira Escola Waldorf é a Associação Pedagógica Parsifal. Ela é a entidade que possui a personalidade e a responsabilidade administrativa e jurídica, sujeito de direito para as autoridades. Atualmente, a Associação conta com 60 sócios, sendo estes formados por pais, professores e amigos da escola. Para se tornarem membros da Associação Mantenedora, os interessados são apresentados em assembléia por alguém que já seja membro. Qualquer pessoa que se identifique com a proposta da escola e queria se juntar a ela é bem vinda. Ao longo do ano a Associação se reúne em duas reuniões ordinárias, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Reuniões extraordinárias são agendadas a partir das necessidades.


O Corpo Docente
O Corpo Docente é composto por todos os professores. Além de ministrar aulas, compete também ao colegiado de professores o planejamento pedagógico da escola. Para isso ele se organiza em comissões de trabalho e está sempre presente como membro da diretoria da Associação.

O Conselho Pedagógico
Consiste de todos os professores e do médico escolar. O Conselho Pedagógico reúne-se todas as quintas-feiras. Num primeiro momento, reúnem-se os professores do ensino fundamental e da educação infantil, separadamente; em seguida, todos se juntam. Deste encontro participa também o médico escolar. A finalidade deste conselho é criar uma imagem da situação pedagógica da escola através de reuniões e conversas a respeito do desenvolvimento do processo pedagógico. Estudo e atividades artísticas fazem parte do trabalho realizado nestes encontros semanais.

A Conferência Interna
A Conferência Interna é o órgão central do corpo docente da Paineira Escola Waldorf. Ela fica a par do que acontece e delibera sobre os assuntos. Fazem parte de suas atribuições: constante autocrítica do corpo docente, contratação e demissão de professores, ouvidoria de pais e professores que precisem de encaminhamentos, zelo pela proposta pedagógica, solução dos assuntos práticos do dia-a-dia entre outros. A Conferência Interna se reúne às terças-feiras à noite. Os membros da Conferência Interna são indicados e eleitos pelo Conselho Pedagógico. O trabalho é voluntário e ela se reúne uma vez por semana e em mais dias, quando necessário.

As Comissões
As Comissões são formadas por pais e professores que se organizam para realização de tarefas, planejamentos, projetos etc. A maior parte destas comissões é instituída a cada ano durante o planejamento. Outras se formam ao longo do ano letivo de acordo com a necessidade.

O Médico Escolar
A Escola recebe a visita semanal do Médico Escolar, que percorre as salas fazendo observações de alunos e professores, auxiliando nos encaminhamentos necessários e contribuindo na formação da imagem pedagógica da escola. O Médico Escolar está presente às quintas-feiras, durante todo o dia e início da noite.

A Assistência Pedagógica
A cada ano, através da Federação das Escolas Waldorf do Brasil, situada em São Paulo, a escola recebe a visita de um assistente pedagógico para prestar uma assistência mais global, reunindo-se com o Corpo Docente em encontros de estudo e de avaliação das práticas pedagógicas.

A Diretoria da Associação Mantenedora


É através da Diretoria que a Associação Mantenedora exerce suas funções específicas, ou seja, relações com as autoridades, o ato jurídico de contratação e demissão de funcionários e administração financeira. Auxilia também em campanhas financeiras, construções, publicações, etc. O trabalho da Diretoria da Associação é voluntário e ela se reúne quinzenalmente, às terças-feiras à noite. Em momentos de necessidade, as reuniões acontecem semanalmente.

A Secretaria
A secretaria da Paineira Escola Waldorf assume a função de assessoramento das demais instâncias da escola e atendimento dos pais. É responsável pelos bancos de dados da escola e executa as atividades administrativas e financeiras. O funcionamento da secretaria acontece de segunda à sexta de 7h às 17h, sendo que no intervalo das 14h às 15h a mesma fica fechada para atendimento externo.

O Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é formado por pessoas responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da contabilidade da Associação Pedagógica Parsifal.

Os Funcionários
Os funcionários são responsáveis pela manutenção do ambiente e funcionamento da escola, para que o exercício da prática pedagógica possa ocorrer sob as melhores condições possíveis.

Conselho de Pais
O Conselho de Pais e um órgão consultivo composto de todos os pais ou responsáveis por alunos matriculados na Paineira Escola Waldorf. O objetivo desse Conselho é de contribuir ativamente para o funcionamento da escola, em harmonia com o Conselho Pedagógico e com a Diretoria, mobilizando os pais e contribuindo também para a construção dos objetivos da escola. Também trabalha para garantir que os princípios da escola sejam sempre levados aos pais e ser um canal possível de comunicação/conversa para e com os pais. Para participar ou saber mais a respeito, entrar em contato no e-mail paiswaldorfpaineira@gmail.com ou com o representante da turma.

Organização de 2015

Conferência Interna
Rosemery de Oliveira
Martha Horn
Sandra Guarilha
Eliana Zago

Conselho Fiscal
Rodrigo Monte Lima Oliveira

Diretoria da Parsifal
Marden Veiga
Alexandra Oliveira
Jacques Muheim
Fernando Abrão
Dagmar Witt
Daniela Benício
Fabrício

Funcionários :
Secreteria: Gizelly Aparecida e Ângela Ferreira
Vera Lucia de Oliveira 
Maria das Graças
Ana Paula Lima
Tânia Pereira
Auxiliares pedagógicas: Vimala, Elisabete Souza e Ana Paula Miranda

Conselho Pedagógico
Maternais Manhã: Sandra Correia e Mariléa Alvim
Maternal Tarde: Cláudia Bonfatti
Jardins Manhã: Eliana Zago, Rosemery Campos
Jardim Tarde: Vitor Barcelos e Ana Paula Roos
1º Ano: Vanessa Borges
2° Ano: Tatiane dos Anjos
3° Ano: Bruna Faria
4° Ano: Alessandra Serafini
5° Ano: Aline Dato
6° Ano: Alexandra Oliveira
7° Ano: Sandra Guarilha
8° Ano: Evelaine Santos
9° Ano: Martha Horn
Substituta: Flávia Beatriz
Recursos Especiais: Mônica Reis
Inglês: Luciano Baptista, Juliana Gonçalves
Alemão: Dagmar Witt e Letícia
Música: André Oliveira, Luciano Baptista e Tude Rocha
Violino: André Oliveira
Educação Física: Ana Carolina Tostes
Circo: Úrsula Brando
Português: Édimo Pereira
Geografia: Flávia
Marcenaria: Raimundo Velozo
Matemática : Terezinha Rossetti